Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Juiz afasta tabela price em contrato de compra e venda de imóvel

Juiz do DF asseverou que a prática da Tabela Price é ilegal para empresas não integrantes do Sistema Financeiro Nacional (no caso as incorporadoras e construtoras) e "deverá ser afastada".

Publicado por Rafael Rocha Filho
há 2 anos

O juiz substituto Matheus Stamillo Santarelli Zuliani, de Sobradinho/DF, afastou a utilização da TP - Tabela Price no sistema de amortização na compra de um imóvel negociado por duas irmãs após o falecimento da mãe. O magistrado determinou que a incorporadora devolva os valores que foram cobrados a maior.

Duas irmãs ajuizaram ação para revisão contratual contra uma empresa de desenvolvimento imobiliário. A mãe delas adquiriu um imóvel e, após o falecimento dela, o bem seria transferido para as irmãs mediante o pagamento de R$ 49 mil, em 120 prestações, acrescidas de juros remuneratórios (utilizando-se o SAC - Sistema de Amortização Constante como sistema de amortização) e correção monetária mensal pelo IGP-M.

Posteriormente, as irmãs disseram que houve a realização de um aditivo contratual para substituição do sistema de amortização, alterando-o de SAC para "TP - Tabela Price", totalizando o valor de R$ 83 mil. Dentre outros pedidos, as irmãs requereram que o contrato fosse revisto para excluir a capitalização mensal dos juros remuneratórios, decorrente do uso da Tabela Price.

TP afastada


De acordo com o juiz substituto Matheus Stamillo Santarelli Zuliani, a prática da Tabela Price é ilegal para empresas não integrantes do Sistema Financeiro Nacional (no caso as incorporadoras e construtoras) e "deverá ser afastada".

O juiz explicou que, na Tabela Price, as parcelas são fixas. "É um sistema em que a maior parte da primeira prestação é composta por juros", afirmou.

Para o magistrado, "verifica-se a ilegalidade da capitalização mensal dos juros no contrato de compra e venda financiado diretamente pela construtora". Nesse sentido, o juiz concluiu que a sua ocorrência deve ser afastada a partir da assinatura do contrato, "sem prejuízo da capitalização anual e da prática de juros simples mensais de acordo com a taxa legal".

Assim, e por fim, o juiz atendeu ao pedido das irmãs para declarar a abusividade do anatocismo (cobrança de juros sobre o juro vencido e não pago) empregado pelo sistema Price, "devendo sua ocorrência ser afastada a partir da assinatura do contrato, sem prejuízo da capitalização anual e da prática de juros simples mensais de acordo com a taxa legal".

O advogado Rafael Rocha Filho atuou pelas autoras.

Publicação original em: Migalhas

Leia também:

Se puder, me segue aqui no Jus pra acompanhar meus próximos artigos e recomende a leitura clicando no 👍🏻 lá em cima.

Gostou dessa notícia? Se você quiser, compartilha comigo nos comentários o que você achou sobre essa decisão que afastou a Tabela Price de um contrato de compra e venda parcelado de imóvel

Rafael Rocha Filho é advogado, especialista em Imóveis, Contratos e Dívidas, com atuação em demandas de pessoas e empresas em Empréstimos Bancários, Financiamentos Imobiliários, Processos de Execução, Execução Fiscal, Revisionais de Contratos, Ações de Indenização, Busca e Apreensão de Veículos e Leilões de Imóveis.

Site: www.rochadvogados.com.br

Instagram Linkedin Facebook

  • Sobre o autorAdvogado - Especialista em Imóveis, Contratos e Dívidas
  • Publicações208
  • Seguidores1337
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações736
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-afasta-tabela-price-em-contrato-de-compra-e-venda-de-imovel/1300278972

Informações relacionadas

Rafael Rocha Filho, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

3 formas abusivas de cobrar juros que encarecem as parcelas do seu imóvel

Rafael Rocha Filho, Estudante de Direito
Artigoshá 3 anos

Decisão do STJ sobre devolução em dobro por cobrança indevida e o impacto no Direito Imobiliário

Danilo Assad de França Monteiro, Bacharel em Direito
Modeloshá 5 anos

Modelo de contrato de compra e venda de veículo.

Rafael Rocha Filho, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

Meu imóvel foi financiado junto à construtora e as prestações só aumentam a cada mês

Rafael Rocha Filho, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

É possível conseguir liminar para reduzir valor de prestação de imóvel financiado junto à construtora

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)