Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Empresa é condenada por realizar alongamento artificial em contrato imobiliário

Publicado por Rafael Rocha Filho
há 3 anos

Empresa do ramo imobiliário foi condenada, pela Justiça de São Paulo, a indenizar dois consumidores/adquirentes de um imóvel, por ter incluído uma parcela em valor inexpressivo, ao final do contrato, que gerou um aumento no saldo a financiar de 25 mil reais.

Essa conduta praticada pela empresa é denominada de alongamento artificial do prazo do contrato, com a finalidade de burlar a legislação.

Em contrato com prazo inferior a trinta e seis meses, é proibida a correção todo mensal, sendo autorizada apenas uma vez ao ano, conforme explicação contida nesses outros dois artigos: Alongamento artificial do prazo de contrato imobiliário é ilegal e No contrato de compra e venda de imóvel pode haver correção monetária mensal?

Para burlar a legislação, houve a inclusão de uma única parcela, após o fim do prazo de trinta e seis meses, no valor de R$ 100,00, apenas para que houvesse a possibilidade de realizar a correção monetária todos os meses.

A empresa foi condenada a restituir todos os valores cobrados indevidamente, de forma simples, com a incidência de juros e correção monetária.

Além da questão da correção monetária mensal, que gerou um acréscimo de mais de 25 mil reais que os autores tiveram de suportar, mediante financiamento bancário, haviam outras cobranças irregulares como: taxa de condomínio e IPTU antes do recebimento das chaves do imóvel, imposições de penalidades descabidas, etc.

Os autores haviam obtido, anteriormente, uma liminar para que a empresa fosse obrigada a entregar as chaves do imóvel, sem a necessidade de pagamentos dessas cobranças abusivas, o que foi confirmado na sentença.

Veja também:

Se puder, me segue aqui no Jus pra acompanhar meus próximos artigos e recomende a leitura clicando no 👍🏻 lá em cima.

Gostou dessa notícia? Se você quiser, compartilha comigo nos comentários o que você achou sobre essa notícia da condenação de empresa que praticou o alongamento artificial em contrato imobiliário.

Rafael Rocha Filho é advogado, especialista em Imóveis, Contratos e Dívidas, com atuação em demandas de pessoas e empresas em Empréstimos Bancários, Financiamentos Imobiliários, Processos de Execução, Execução Fiscal, Revisionais de Contratos, Ações de Indenização, Busca e Apreensão de Veículos e Leilões de Imóveis.

Site: www.rochadvogados.com.br

Instagram Linkedin Facebook

  • Sobre o autorAdvogado - Especialista em Imóveis, Contratos e Dívidas
  • Publicações209
  • Seguidores1343
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações729
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-e-condenada-por-realizar-alongamento-artificial-em-contrato-imobiliario/1194558712

Informações relacionadas

Rafael Rocha Filho, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

No contrato de compra e venda de imóvel pode haver correção monetária mensal?

Advogado Imobiliário CARRILLO, Advogado
Artigoshá 11 anos

Como comprovar uma sociedade empresarial de fato

Erick Sugimoto, Bacharel em Direito
Artigoshá 9 meses

Apuração de haveres: como funciona no caso de dissolução parcial de sociedade?

Rafael Rocha Filho, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

Meu imóvel foi financiado junto à construtora e as prestações só aumentam a cada mês

Rafael Rocha Filho, Estudante de Direito
Artigoshá 3 anos

Alongamento artificial do prazo de contrato imobiliário é ilegal

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)